O pré-natal é um conjunto de consultas ministradas durante a gestação. Geralmente são realizadas por obstetras, obstetrizes, enfermeiras obstetras e/ou médicos de família.
Cada mulher tem as suas particularidades durante esse período, mas o pré-natal segue algumas convenções com a intenção de acompanhar a gravidez e diminuir o risco de complicações. A prática possibilita um diagnóstico precoce de eventuais enfermidades, como a pré-eclâmpsia, caracterizada pela pressão arterial alta, e o diabetes gestacional. O objetivo é que a gestação seja a mais saudável possível, assim como e trabalho de parto e o pós-parto.
Apesar dos profissionais habituais já citados, o pré-natal pode contar com outros membros. Uma doula também costuma fazer acompanhamento pré-natal e dessa forma auxiliar a mulher a compreender seu corpo e as mudanças nele com o decorrer da gestação. Consulta com pediatra também é bem vinda para que explique suas funções na sala de parto e posteriormente. Também pode haver no pré-natal atendimento por anestesista, para orientações sobre indicações, contraindicações, técnicas e complicações possíveis de uma analgesia de parto e de uma raquianestesia.
É importante destacar que toda mulher deveria ter acesso garantido a acompanhamento de pré-natal. Só assim é possível diminuir prováveis riscos e proporcionar a ela e ao bebê uma gestação tranquila e saudável.